top of page

Biologia Integrativa

A consciência é composta por camadas, que vão sendo acessadas enquanto caminhamos, abertos ao processo.


A pausa da ação no mundo possibilitou a reavaliação de todos os meus fazeres, em uma profundidade que jamais conseguiria se continuasse envolvida como estava até 2019 com eles.


Desidentificar-se do fazer permite um olhar ampliado, que nitidamente trás clareza para o que pode ser melhorado.

Esse espaço que surge a partir do afastamento da própria criação leva a uma nova camada da mesma coisa, com novas percepções.


Quando comecei a produzir os meus próprios produtos de uso pessoal diário, a fim de ter autonomia e poder de escolha sobre o que eu oferecia ao meu corpo em forma de cuidados básicos de higiene, uni naquele propósito todos os conceitos que eram primordiais para mim naquela época, e que não encontrava para "comprar" em forma de produtos confiáveis.


Isso incluía usar em mim apenas produtos totalmente naturais, derivados de plantas e minerais, que fossem biodegradáveis, sem gerar lixo, com propriedades terapêuticas, que me reconectassem com a natureza, e que me levassem cada vez mais a praticar um real consumo consciente.


Estava tão alinhada com esse propósito que o que era apenas algo para uso pessoal, despertou interesse e se tornou uma linha de Produtos do Bem, onde pude com muita alegria substituir o desodorante com perfume e alumínio, a pasta de dentes com flúor, o sabonete com sebo animal, o xampu com lauril e embalagens plásticas, o condicionador com petrolatos e mais plásticos, o finalizador de cabelos com silicone, o creme hidratante com vaselina, o hidratante labial de péssima qualidade por produtos totalmente naturais, respeitosos, sem resíduos, sem embalagens, sem extrativismo, sem crueldade, sem acúmulo, sem intoxicação, sem alergias.


Um grande passo num mundo de facilidades sintéticas e nocivas, que são vendidas em embalagens com falsos rótulos verdes e de saúde, que continuam fazendo sucesso pelo comodismo que promovem.


Porém... tudo isso foi a apenas a primeira camada desse assunto. Nada como a experiência e a maturidade que o tempo promove; eles revelam com maior profundidade o que há além daquilo que já foi acessado.


Pude nesses anos acompanhar e compreender melhor as matérias-primas necessárias para a produção; e me vi iludida por uma falsa autonomia. De fato nunca mais precisei comprar nenhum item industrializado, me tornei independente da indústria cosmética e química do lucro. Porém, para produzir eu precisava adquirir os óleos vegetais, essenciais, argilas e demais itens naturais, de fornecedores. Só o tempo me mostrou a falta de qualidade do que é vendido como natural. Óleos batizados, velhos, de baixa qualidade. Argilas sem indicação de sua origem, plantas secas e em forma de pó com amidos, corantes e talvez, conservantes e provindos de monocultivo com venenos.


Mesmo tendo sido sempre muito criteriosa na escolha dos materiais que comporiam minha produção - optando por aqueles não extrativistas, de produção orgânica e regionais, na busca por produtos quilômetro zero, sem demandas de armazenagens e transporte - percebi que me deixei enganar pela minha própria ignorância.


Sempre digo que produtos não são só a sua composição, mas sim a energia de cada item e principalmente de quem os faz. De repente me vi repetidora de fórmulas. Cristalizei. Criei e estagnei, não segui em frente nas descobertas que se faziam necessárias. Mas tudo se revela a seu tempo. Eu precisava estar pronta para dar mais um passo dentro dos meus próprios propósitos.


Alguém que busca um bem viver pautado na pureza do que se vive, não pode oferecer produtos produzidos a partir de matérias-primas impuras.


E aí surgiu uma nova demanda em minha caminhada na trilha do consumo consciente e da volta ao natural; me aproximar da origem de todos esses elementos que vem para mim já embalados como ingredientes.


Olhar para a terra, para os vegetais, para os ciclos, para os elementos, para as características e para as informações que vão além do que se divulga. Me conectar em um grau real com tudo o que isso é.


Fui na origem que impulsionou o meu fazer. A minha intrínseca atração pela filosofia, geometria sagrada, pelos astros, pelas energias, pelos arquétipos zodiacais, cosmologia, pelo o que permeia cada coisa. Me debrucei na pesquisa da alquimia, astrologia, do tempo natural, do tzolkin, do sincronário da paz, do hermetismo. Fui além, estudando a medicina oriental, a forma como o ayurveda lê o corpo humano, o que a fitoterapia explica e como se obtém óleos de qualidade pelas minhas próprias mãos pela spagiria (destilação), depois de cultivar sintropicamente uma vegetação livre, observar onde se encontra o maior potencial energético, colher e alquimizar, purificar aquele material.


Nessa eterna abertura ao aprendizado do que está disponível como informação, mas que só pode ser conhecido em verdade pelo sentir da conexão, pelo coração. Existe muita informação superficial regendo nossas escolhas. É importante olhar com mais carinho para a vida.


Hoje sinto a biologia pulsando em mim, num tom completamente diferente do conceito ela traz. O estudo da vida é o próprio viver da vida. É a observação, a mão que toca, sente, planta, rega, espera, colhe, alquimiza. É integrar o que há de melhor em cada parte, e oferecer ao mundo.


Essa experiência tem sido profunda, intensa, de muitas descobertas. Viver a Biologia IntegrAtiva é viver simplesmente, com a mente simples e o coração puro, aberto à sabedoria maior que rege a existência.


Não há como acessar um novo entendimento e permanecer fazendo da mesma maneira. Esse processo é para todos. Apenas caminhe e se permita permear por toda a beleza que há.


Shely Pazzini

Bióloga Integrativa🪻




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paz

bottom of page