top of page

Ervas desidratadas nem sempre preservam suas propriedades

Você sabia que boa parte das ervas desidratadas não possuem suas propriedades terapêut¡cas e medic¡nais preservadas?


Acreditamos no poder que elas carregam, apostamos que elas poderão nos auxiliar a recuperar o equilíbrio dos nossos corpos, mas por que não vemos efeitos satisfatórios quando as usamos?


Uma planta íntegra cresce com toda sua capacidade a partir de um solo saudável, que oferece os elementos necessários para seu desenvolvimento.


Para tal é fundamental que ela seja provinda de um CULTIVO ORGÂNICO, baseado em uma visão INTEGRATIVA e não-excludente que respeita a vida de todos os seres, e não apenas das espécies de interesse.


Herbicidas, fungicidas, inseticidas e todas as formas de "cidas" que tornaram-se comuns nos cultivos AGEM CONTRA A VIDA, provocando a mort& de centenas de espécies que colaboram para a MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO NATURAL.


Contaminam o ar, as águas, o solo, os animais, e também as plantas que usamos para auxiliar na melhoria da nossa saúde. Desequilibram os processos dos vegetais, absorvendo químicos nocivos que mudam a produção daquilo que lhes é próprio durante o seu desenvolvimento.


Então não é porque foi identificada uma substância importante, como um princípio ativo que age em determinada questão, que todas as plantas daquela espécie possuirão qualidade e quantidades significativas que trarão aqueles benefícios com o seu uso.


Gasta-se tempo, espaço, energia e dinheiro para cultivar e beneficiar algo que não carrega em si a sua capacidade de curar, numa cultura de enganação, onde nos oferecem um placebo e recebemos como um eficaz medicamento.


Por isso é tão importante sabermos de onde vem aquilo que consumimos.


E o CULTIVO ORGÂNICO é só o primeiro ponto importante para que tenhamos vegetais com propriedades reais que nos auxiliarão na manutenção das nossas vidas.


~~•~~

COLHEITA MANUAL NA LUA CHEIA


Plantas cultivadas organicamente em um solo naturalmente saudável são capazes de desenvolver-se integralmente e oferecerem os seus benefícios, desde que sejam colhidas na fase correta do seu ciclo de crescimento e também na fase lunar que favoreça a concentração de suas propriedades nas partes colhidas, preferencialmente manualmente, por quem esteja em boa disposição para fazê-la, em respeito.


Algumas plantas podem liberar substâncias tóxicas dependendo de sua fase de desenvolvimento, como a carqueja que não deve ser colhida quando em floração.


Entender os processos e acompanhar o ciclo completo de vida de um vegetal nos permite usufruir corretamente delas. É ideal realizar a colheita das folhas antes que floresçam, pois toda a energia dela está concentrada para a parte que nos é de interesse e, da mesma maneira é sincronizar com a fase cheia da lua, quando a seiva está no alto, propiciando também a concentração de seus ativos nas partes aéreas que serão usadas.


E por último, mas não menos importante, é a boa vontade e disposição de quem realiza a colheita, lembrando que tudo é energia e que as interações interferem no resultado das colheitas. Quando manualmente realizamos o processo de colheita, pedimos permissão para os vegetais e somente retiramos o que é preciso, deixando boa parte para perpetuar sua espécie e permitir que os animais também usufruam delas.


Muitas experiências já nos revelaram o poder de cura que existe apenas no contato direto com as plantas em seu ambiente natural. A interação real entre nós ativa áreas adormecidas e os aromas e energias trocadas alteram por completo o nosso estado, positivamente.


~•~

SECAGEM NATURAL


E como tudo é um processo que se desdobra e que necessita de cuidados para que o resultado final seja satisfatório, o cultivo orgânico e a colheita manual a lua cheia apenas serão válidas se a planta for desidratada corretamente.


Quando forçamos a secagem parte dos ativos se perdem. Quando são secas naturalmente, elas se preservam, dando a este produto final em forma de erva desidratada a qualidade merecida após todo este ciclo de vida e doação do vegetal e do cuidado daqueles que se propuseram a compartilhar e oferecer saúde natural desta maneira que possibilita maior acesso à esta medicina botânica.


Todos estes ciclos possuem um tempo próprio, que devem ser vividos e respeitados integralmente - e é assim que optamos em viver - o tempo natural a partir dos ciclos da natureza.


Assim oferecemos produtos sazonais, que estão em seu ápice em diferentes períodos do ano, sendo que alguns são disponíveis apenas uma única vez no ano, como no caso da Marcela, espécie que colhemos no outono, ou da Amora que tem folhas vistosas na primavera.



~•~

Medicina Botânica Mangala faz:


CULTIVO ORGÂNICO

COLHEITA MANUAL

SECAGEM NATURAL

COMPARTILHAMENTO INTEGRAL



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page