top of page

Um pouco de história - 6 meses sem xampu

Completo 6 meses de no poo - sem xampu (sim, em português shampoo é escrito assim) - usando apenas produtos naturais em meu cabelo. Meio ano de total LIBERDADE DE ESCOLHA sobre o que entra em contato com o meu corpo, finalmente livre dos produtos vendidos em supermercados, lotados de porcarias químicas que estão fazendo mal a uma quantidade crescente de pessoas. SEM GERAR LIXO com embalagens plásticas que, em grande parte, não chegam ao destino correto de reciclagem, abarrotando os aterros sanitários - isso quando não são descartados indevidamente e vão parar na natureza, como vejo frequentemente nos rios que passam aqui pela chácara onde moro e produzo meus produtos. No final de 2017 comecei a ter alergia aos xampus comuns. Com um cabelo oleoso nas raízes e ressecado nas pontas, precisava lavá-lo dia sim, dia não. E isso não garantia um cabelo saudável, mesmo usando produtos de boa reputação. A coceira no couro cabeludo só aumentava e a qualidade do cabelo diminuía.

Mas, muitos anos antes de iniciar a alergia, já estava à procura de alternativas naturais, porque os perfumes dos produtos comuns são fortes, nunca me agradaram, além da baixa qualidade e resultados ruins, que requerem cada vez mais produtos para deixar os cabelos com uma boa aparência.

Não concordava com esse círculo vicioso imposto pela lucrativa indústria da beleza.

Tentei usar bicarbonato e vinagre, como muitos indicam, mas o resultado que tive foram cabelos ainda mais ressecados e oleosidade maior ainda nas raízes. Cheguei a fazer meu próprio xampu com babosa (aloe vera) do quintal, mas não consegui manter o uso constante.

Há, pelo menos, dez anos fazia minhas escolhas por produtos que eram intitulados naturais e sem testes em animais. Mas hoje, com maior conhecimento, sei que são uma grande enganação, que atingem aqueles que não conhecem, ao menos um pouco, sobre produtos químicos e suas ações nocivas para o corpo.

Me sentia impotente, diante de uma indústria cruel, que visa lucro sem prezar pela saúde e bem-estar de ninguém. Que usa embalagens e frases que remetem a produtos saudáveis, quando são verdadeiras sopas de produtos químicos nocivos. Essa prática é chamada de Green Washing. Deveria ser ilegal, pois engana o consumidor de forma grosseira. Aproveitam palavras da moda e assuntos em alta para enganar as pessoas. Usam de recursos linguísticos e visuais para vender gato por lebre e tem cada vez mais marcas fazendo isso no mercado. Precisamos estar atentos para não cair nessas armadilhas. Eu mesma cai em uma.

Em janeiro comprei um xampu caríssimo, convencida pelo apelo de “produto natural”, acreditando que ele diminuiria a alergia mas, ela piorou muito. A coceira evoluiu para ardência, e a pele do couro cabeludo ficou tão sensível que parecia que havia passado uma lixa nela. Cheguei ao ponto parar com o uso de xampus para amenizar aquele desconforto. Mas, TODO DESAFIO É UMA OPORTUNIDADE. Quando estamos buscando soluções o Universo se encarrega de abrir caminhos.

Em uma atividade que realizei aqui na Chácara, tive o prazer de receber minha amiga de faculdade Juliana, que há tempos não via. Conversamos longamente e, como sempre, a sintonia de interesses que temos foi incrível. Por indicação dela conheci a Isabel, que ministra cursos de saboaria natural e foi a partir desse curso que passei a pesquisar sobre o assunto com profundidade. Fiz outros cursos na sequência, que se complementaram entre si e trouxeram as informações necessárias para desenvolver o que eu realmente acreditava ser preciso.

Olivia, Ananda e eu no curso de saboaria vegana da Cheiro Vivo

Conquistei uma independência que jamais pensei que fosse possível. Fazer seus próprios produtos de uso diário é libertador. Saber exatamente o que contém em cada item que uso me faz uma pessoa cada vez mais satisfeita e feliz. Hoje uso em mim apenas aquilo que quero, com o cheirinho que gosto. Transformei meus dias em testes, pesquisas, desfrutando de todos os benefícios que os produtos naturais promovem em mim.

Hoje lavo meu cabelo com xampu sólido que produzo, que é a mesma barra que uso como sabonete, e que evita a necessidade de condicionador e demais produtos de hidratação. Ou seja, aprendi a fazer xampu sólido, e de quebra não preciso mais de sabonetes e condicionadores.

E para mim, o que mais me encanta, é a liberdade que tenho hoje, de usar o que eu quero, com a tranquilidade de saber o que estou usando. Foi enorme o aprendizado que tive nesse período. Aprendi sobre o quanto é importante manter os princípios que tenho como base, e que cada pequena mudança de hábito me aproxima mais e mais da congruência que tanto procuro.

Ninguém precisa sofrer para que eu possa me cuidar.

Produtos industrializados normalmente são testados em animais, e a crueldade a que são expostos é absurda. O meio ambiente recebe toneladas de embalagens e é contaminado absurdamente pela indústria química e cosmética. Sou feliz demais por não contribuir mais com isso. Hoje substitui totalmente os produtos de higiene pessoal para produtos naturais, veganos e biodegradáveis, e como bônus ainda entrei de cabeça no mundo cheiroso e benéfico da aromaterapia, que já conhecia, mas que não imaginava o quão poderosos os óleos essenciais eram, nem as inúmeras possibilidades de uso que eles tem.


Hoje meu creme dental, desodorante, sabonete, xampu, condicionador, hidratante, repelente, hidratante labial, pó compacto, entre outras coisas... todos são feitos pelas minhas mãos. E não uso todos por necessidade, porque produtos bem feitos dispensam o uso de outros para complementá-los, mas tenho eles a mão para quando quero usá-los.

Gratidão pelas pessoas maravilhosas que me trouxeram esse mundo lindo de novas possibilidades - Juliana Tulio, Isabel Kirsten, Ananda Garcia da Cheiro Vivo.


Quando iniciei os estudos na área da saboaria e cosmética natural, o objetivo era apenas de substituir os meus próprios produtos de rotina mas, para minha surpresa, muitas pessoas começaram a se interessar, relatando diversas alergias e dificuldades com esses produtos industrializados.

É delicioso compartilhar ideais semelhantes com tantas pessoas. Uma grata surpresa que o Universo revelou para mim. Mais uma vez, gratidão!


Shely Pazzini

Bióloga

Comentarios


Mangala Ekos 2023
  • icone whats
  • icone email
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • icone telegram
bottom of page